A Saudaçor - Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores anunciou hoje a emissão de um empréstimo obrigacionista de 120 milhões de euros a oito anos com o objetivo de refinanciar a dívida existente e alargar maturidades.
Em nota publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a sociedade informa que a taxa de juro da emissão é fixa e é de 0,491%.
A emissão do empréstimo tem garantia da Região Autónoma dos Açores.
"As obrigações foram colocadas junto de contrapartes elegíveis e clientes profissionais e foi solicitada a sua admissão à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon", prossegue a Saudaçor.
O executivo açoriano aprovou, em julho, o decreto legislativo regional que extingue a Saudaçor, no âmbito de uma reestruturação do Setor Público Empresarial Regional (SPER), anunciada em fevereiro de 2018, em que o Governo Regional reduziu a sua participação direta ou indireta em 17 empresas.
“O decreto legislativo regional está já na Assembleia Legislativa dos Açores, está a seguir o seu caminho, mas enquanto não é extinta, nós desenvolvemos as operações financeiras que julgamos pertinentes para reduzir os encargos financeiros desta empresa. Uma coisa não invalida a outra”, salientou o Governo dos Açores em setembro.
À data do anúncio da intenção de extinção, a empresa pública tinha uma dívida de 640 milhões de euros, que será transferida para o executivo açoriano.