SAÚDE QUE SE VÊ

Luz Saúde e CUF rompem acordo com ADSE

S+
13-02-2019 12:39h

Depois dos hospitais CUF, o grupo Luz Saúde também vai romper o acordo com a ADSE.

A posição surge numa carta a que a TSF teve acesso e que o grupo liderado por Isabel Vaz enviou aos seus colaboradores. O acordo com o subsistema de saúde dos funcionários do Estado termina a 15 de abril.

"Apesar de todos os nossos esforços no sentido de o evitar, informamos que os Hospitais e Clínicas da Rede Hospital da Luz se veem obrigados, a partir de 15 de abril, a deixar de prestar os serviços ao abrigo das convenções celebradas com a ADSE", lê-se na nota. ​

O grupo lamenta ter sido forçado a tomar esta decisão, que irá afetar um universo de 250 mil clientes que beneficiam da ADSE.

"A decisão que fomos agora forçados a tomar é feita com a absoluta convicção de que há momentos que definem o futuro e que esta posição é a que defende, no longo prazo, os interesses dos beneficiários da ADSE e de todos os que praticam uma medicina baseada no valor para os doentes, corretamente financiada e digna para os profissionais de saúde. Porque estes, e não outros, são os princípios da sustentabilidade de qualquer sistema de saúde, seja ele público ou privado", escreve a Comissão Executiva do grupo Luz Saúde.

O grupo José de Mello Saúde, proprietário dos hospitais da CUF, também anunciou esta segunda-feira que irá cessar o contrato com a ADSE, igualmente a partir de abril.

O Presidente da República pediu, esta terça-feira, "capacidade de entendimento" entre os grupos privados de saúde e a ADSE. Marcelo mostrou-se preocupado com o esvaziamento da ADSE e com a sobrecarga do Serviço Nacional de Saúde caso os utentes transitem todos para os hospitais estatais. Deixa, no entanto, reconhecido que se trata de "uma situação muito complexa".

 

Fonte: TSF

MAIS NOTÍCIAS