A Câmara de Moimenta da Beira decidiu avançar com uma moratória nos pagamentos de dívidas ao município, vencidas ou a vencer, atendendo à situação provocada pela covid-19.
O presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, decidiu tomar esta medida relativamente a "qualquer bem ou serviço, da responsabilidade de qualquer entidade singular ou coletiva, até ao dia 30 de junho de 2020".
A importância em causa poderá "ser paga depois, sem acréscimos, em data posterior a comunicar", acrescenta.
José Eduardo Ferreira determinou também, na segunda-feira, "o encerramento total dos serviços e instalações municipais, à exceção daqueles que são considerados essenciais, cujo funcionamento é indispensável à manutenção de níveis mínimos de serviço aos cidadãos e às empresas".
Segundo o autarca, foi adotado o regime de teletrabalho e, "como medida dissuasora da deslocação de cidadãos", também encerrou o Balcão Único de Atendimento, "exceto por marcação", acrescenta.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.