SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Pombal quer ter acesso à lista de pessoas que estão em quarentena

LUSA
24-03-2020 11:39h

O Município de Pombal pretende ter acesso à lista de pessoas que estão em quarentena, administrativa ou clínica, para controlo das autoridades de saúde e de proteção civil.

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, citado numa nota de imprensa, defende que "é urgente que as autoridades tenham acesso a toda a informação, no sentido de garantir o cumprimento das medidas de quarentena e de isolamento".

Para o autarca, se existir uma lista atualizada de pessoas em quarentena para controlo das autoridades de saúde e de proteção civil, poderá "rapidamente intervir no sentido de prevenir possíveis cadeias de contágio, situação que ganha especial relevância com o regresso ao país de vários cidadãos e a existência de pessoas em quarentena por contacto conhecido com linhas de contágio".

Na mesma nota, o Município apela a todos os cidadãos que tenham regressado recentemente ao país que cumpram, de forma consciente e responsável, as medidas de isolamento social recomendadas pelas autoridades de saúde e que, em caso de sintomatologia, contactem a Linha Saúde 24.

A Câmara entende ainda que a disponibilização de informação oficial contribui para evitar a disseminação de rumores e informações falsas.

Numa outra nota, a autarquia de Pombal, no distrito de Leiria, informa ainda que o pagamento de estacionamento na cidade foi suspenso a partir de hoje.

A medida tem como objetivo a diminuição do risco de contágio por covid-19, quer pelo contacto com os parquímetros, quer por os utentes poderem percorrer maiores distâncias na rua.

O Município de Pombal apela a todos que façam uma utilização responsável do espaço público, restringindo-a ao estritamente essencial.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

MAIS NOTÍCIAS