O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou hoje que na quinta-feira começará a funcionar no concelho uma unidade de rastreio para despistagem da Covid-19.
Segundo o autarca, o funcionamento da unidade está a ser concertado com a Administração Regional de Saúde do Norte.
A unidade será instalada no Multiusos de Guimarães e funcionará "nos mesmos moldes" das que já funcionam em Braga, Porto e Vila Nova de Gaia.
O anúncio foi feito durante a reunião do executivo, que pela primeira vez se realizou por videoconferência, no âmbito do estado de emergência decretado em Portugal por causa da Covid-19.
Domingos Bragança reiterou que vai ser feito um reforço orçamental da Proteção Civil em 1 milhão de euros, para implementação do Plano de Ação Extraordinário do Município de Guimarães, de forma a que "nada falhe na assistência à população no combate à propagação do coronavírus".
No âmbito da ação concreta, o presidente da Câmara de Guimarães referiu ser "prioritária" a atenção a prestar aos lares de idosos do concelho, para verificar a adequação dos seus planos de contingência e garantir a segurança de todos os seus utentes.
Anunciou a criação de um Gabinete de Crise para a Economia, a operar regionalmente no âmbito das comunidades intermunicipais do Ave e do Cávado, que seja capaz de implementar medidas de apoio económico às empresas.
O autarca garantiu ainda o apoio aos alunos que necessitem de material tecnológico para ensino à distância e cuja situação económico-financeira o justifique.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.
Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Além disso, Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.