SAÚDE QUE SE VÊ
Canal S+

“A saúde é um negócio", afirma Teresa Almodovar

ALS/Canal S+
09-02-2026 16:07h

Os valores das tabelas de comparticipação do SNS e da ADSE nos exames complementares de diagnóstico estiveram entre os vários temas em análise no programa Check-Up da passada sexta-feira.

O alerta lançado pela Federação Nacional dos Prestadores dos Cuidados de Saúde (FNS) sobre a atualização urgente das tabelas convencionadas com os privados para a realização de exames esteve em debate no programa CheckUp da passada sexta-feira, que contou com a presença de Teresa Almodovar, pneumologista do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa) e de Rui Ribeiro, Coordenador do Centro de Cirurgia da Obesidade e Diabetes, sob a habitual moderação da jornalista Vera Arreigoso.
Apesar da Constituição determinar que a saúde é “tendencialmente gratuita”, Teresa Almodovar considera que, neste momento, a saúde é um negócio e não chega a toda a população.

Já o Coordenador Centro Cirurgia Obesidade e Diabetes, Rui Ribeiro, deu como exemplo o tratamento da obesidade que vários privados recusam a quem tem ADSE.



A Federação Nacional dos Prestadores dos Cuidados de Saúde (FNS) reuniu-se com a tutela para reclamar a revisão das tabelas de preços, estagnadas há quase dez anos. Os prestadores privados reclamam a revisão urgente dos preços e um plano a “curto prazo” para criar um mecanismo de atualização das tabelas, com novos exames ou “outros termos contratuais”,  como prazos de resposta dos convencionados.

O programa o Check-Up faz todas as semanas a análise da atualidade da saúde, com moderação da jornalista Vera Arreigoso, à sexta-feira, pelas 22h, no Canal S+ - posição 129 da sua box de televisão. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS