SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: UE acompanha desenvolvimento do surto em África

LUSA
22-03-2020 16:59h

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, garantiu hoje que a União Europeia (UE) está a acompanhar os desenvolvimentos do surto de Covid-19 no continente africano, assegurando solidariedade perante um “vírus sem fronteiras”.

“Assegurei aos meus homólogos mauritano e nigeriano a atenção que a UE está a prestar ao desenvolvimento da pandemia de Covid-19 em África”, indica o responsável, numa publicação feita na rede social Twitter.

Segundo Charles Michel, “perante um vírus sem fronteiras, a ação faz tem sentido se for coordenada, assim como a solidariedade só tem sentido se for global”.

O líder do Conselho Europeu fez esta publicação após ter conversado hoje com os Presidentes da Mauritânia, Mohamed Ould Ghazouani, e da Nigéria, Mahamadou Issoufou, dado o adiamento da conferência sobre o Sahel, que se iria realizar em Bruxelas na próxima semana, mas que foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

“O Sahel é uma prioridade para a UE e não vamos desistir”, adianta Charles Michel na mensagem publicada no Twitter.

A covid-19 já causou pelo menos 13.444 mortos no mundo desde que apareceu em dezembro, segundo um novo balanço, que dá conta ainda de mais de 308.130 casos de infeção oficialmente diagnosticados em 170 países e territórios desde o início da epidemia.

Em África, há mais de 1.100 casos em 40 países e territórios, com registos de 38 mortes, segundo os dados mais recentes.

MAIS NOTÍCIAS