A Unidade de Saúde do Pico vai disponibilizar consultas e procedimentos de pequena cirurgia no final de outubro no Centro de Saúde da Madalena, evitando deslocações dos utentes ao Hospital da Horta, no Faial, anunciou o Governo dos Açores.
O anúncio foi feito durante uma deslocação à ilha do Pico da secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, que destacou que “a implementação da pequena cirurgia representa uma melhoria na proximidade e acessibilidade dos cuidados de saúde, permitindo evitar deslocações interilhas para procedimentos que podem ser assegurados na própria ilha”.
A deslocação ficou igualmente marcada pelo reforço da Unidade de Saúde do Pico com dois novos médicos de família, que irão exercer funções nos concelhos da Madalena e de São Roque do Pico, na sequência de um concurso lançado para o preenchimento de três vagas, uma por cada concelho, segundo uma nota do Governo Regional.
“Com este reforço, a taxa de cobertura de médico de família na ilha do Pico situa-se em cerca de 90%, atingindo aproximadamente 97% no concelho da Madalena e 100% em São Roque do Pico, excluindo os que não têm médico de família por opção”, refere o executivo.