SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Mealhada lança serviço de apoio à população vulnerável

19-03-2020 18:15h

O Município da Mealhada criou um "serviço de apoio à população mais vulnerável", orientado para pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos, doentes infetados ou com suspeita de infeção Covid-19, foi hoje anunciado.

O Serviço de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada coloca este apoio à disposição também de pessoas com mobilidade reduzida ou agregados familiares que estejam em isolamento por indicação médica.

Também as famílias carenciadas do concelho, "ou com carência temporária decorrente da atual situação de pandemia", podem recorrer a este serviço, que pode ser contactado através dos telefones 969 710 162 e 962 124 124, todos os dias, entre as 09:00 e as 20:00.

"Através destes números a população pode solicitar apoio para tarefas como a aquisição de bens de primeira necessidade (produtos de higiene, bens alimentares, medicamentos, etc.), resolução de problemas domésticos simples, apoio psicológico, apoio social de retaguarda e outros apoios que serão analisados caso a caso", refere a autarquia presidida por Rui Marqueiro, em nota divulgada hoje.

Os Serviços de Ação Social vão continuar a dar apoio às famílias beneficiárias da Loja Social da autarquia, com distribuição de bens alimentares e outros, bem como aos beneficiários do Programa de Apoio ao Idoso.

"O município está a trabalhar em rede, com associações, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades de forma a poder ter uma cobertura alargada da população mais vulnerável", acrescenta a autarquia, que pede a eventuais voluntários que entrem em contacto com o vereador da Ação Social, Nuno Canilho, através do telefone 966 124 023, ou no ‘email’: nunocanilho@cm-mealhada.pt.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.

MAIS NOTÍCIAS