A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Guarda anunciaram hoje que, a partir de sexta-feira, vão desinfetar as principais ruas da cidade, para fazer face à pandemia de Covid-19.
"Devido à pandémica provocada pelo Covid-19, que já levou o Presidente da República a decretar o estado de emergência, e atendendo ao forte perigo de contágio, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Guarda vão proceder, a partir de amanhã, dia 20 de março, com início às 08:30, à desinfeção das principais ruas da cidade", refere o município em comunicado hoje divulgado.
Segundo a nota, "entre as zonas a desinfetar, está incluído todo o Parque da Saúde da Guarda", onde funciona o Hospital Sousa Martins e está instalada a sede da Unidade Local de Saúde, "por ser considerada uma zona prioritária".
"O objetivo desta ação conjunta é a desinfeção dos principais locais da cidade, de forma a prevenir o contágio e a restaurar, o mais rapidamente possível, a Saúde Pública", sublinha a autarquia.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália, com 2.978 mortes em 35.713 casos, a Espanha, com 767 mortes (17.147 casos) e a França com 264 mortes (9.134 casos).
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.