SAÚDE QUE SE VÊ

Alenquer pede ao Governo parceria público-privada no hospital de Vila Franca de Xira

Lusa
23-03-2026 16:14h

A Câmara Municipal de Alenquer aprovou hoje uma moção em que recomenda ao Governo que dê início ao procedimento para voltar a ter uma parceria público-privada (PPP) na gestão do hospital de Vila Franca de Xira.

A moção foi aprovada pelos vereadores do PSD, seus proponentes, do Chega e do vereador independente, com as abstenções dos três eleitos do PS.

A moção “recomenda ao Governo o início do procedimento para a reinstalação de um modelo de gestão baseado numa parceria público-privada” e a “reabertura das urgências obstétrica, pediátrica e de adultos”, assim como a recuperação dos indicadores de desempenho existentes aquando da PPP.

Segundo a moção, o encerramento daquelas urgências, afetando cerca de 250 mil habitantes, “resulta de um processo de declínio progressivo dos serviços” após o fim da PPP, em 2019.

“A falta de um modelo eficaz de gestão, a ausência de investimento e a incapacidade de reter profissionais geraram a deterioração dos tempos de espera, a redução da capacidade cirúrgica, o agravamento das listas de espera, a fragilidade organizacional crescente, a perda da qualidade assistencial, a queda contínua dos indicadores de desempenho e a satisfação dos utentes”.

A concentração das urgências de obstetrícia e ginecologia dos hospitais de Vila Franca de Xira e de Loures neste último entrou em vigor no dia 16.

MAIS NOTÍCIAS