O governo dos EUA vai lançar um sítio na internet, chamado TrumpRx, para ajudar os doentes a comprarem medicamentos receitados diretamente aos produtores, com desconto, quando os cuidados de saúde e o custo de vida são preocupações no país.
O sítio não é uma plataforma de compras de medicamentos, mas vai funcionar como facilitador, ao encaminhar as pessoas pera sítios dos fabricantes onde as podem fazer.
A iniciativa foi anunciada pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Adiantou que Donald Trump vai fazer hoje a apresentação ladeado pelo administrador dos Centros para o Medicare e os Serviços do Medicaid, Mehmet Oz.
Trump tinha anunciado o TrumpRx em setembro, ao mesmo tempo que apresentava o primeiro de 15 acordos com empresas farmacêuticas para baixar o preço dos medicamentos.
A apresentação marcada para hoje foi antecedida por vários adiamentos, por razões que nunca foram avançadas.
Trump tem passado vários meses a procurar realçar os seus esforços para baixar o preço dos medicamentos nos EUA.
Muitos dos detalhes dos acordos com as farmacêuticas são desconhecidos e o preço dos medicamentos pode depender de muito fatores, como a concorrência e a cobertura oferecida pelo seguro.
A maior parte das pessoas têm cobertura através de seguros de empresa, individuais ou de programas governamentais como Medicaid e Medicare.