O jurista Carlos Pinto Lopes vai substituir Paula Macedo na presidência do conselho de administração do Hospital Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada, disse hoje o executivo regional dos Açores.
A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, referiu à agência Lusa que na segunda-feira o presidente do executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM José Manuel Bolieiro, irá indigitar os novos presidentes dos conselhos de administração do HDES e da Horta (ilha do Faial).
No HDES, Paula Macedo, que acumulava os cargos de presidente do conselho de administração e de diretora clínica, a “pedido da própria”, vai manter-se apenas como diretora clínica.
“Então, temos de proceder a uma reorganização e a pessoa indicada para assumir a presidência será o atual vogal, o doutor Carlos Pinto Lopes”, adiantou a governante.
Mónica Seidi referiu que Carlos Pinto Lopes já integrava o conselho de administração do HDES há um ano, é um jurista com “bastante experiência” e “está plenamente apto para desempenhar o cargo de presidente do conselho de administração”.
A titular da pasta da saúde nos Açores agradeceu a Paula Macedo o empenho que teve “numa altura naturalmente difícil depois de tudo o que aconteceu no HDES”, que foi atingido por um incêndio em 2024.
No hospital da Horta, o atual conselho de administração terminou o mandato e o Governo dos Açores vai indicar Teresa Ribeiro para a presidência, disse ainda Mónica Seidi.
A diretora clínica do HDES, Paula Macedo, foi indigitada no dia 07 de outubro de 2024 como nova presidente do hospital de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O HDES, o maior dos Açores, foi afetado por um incêndio no dia 04 de maio, que obrigou à transferência de todos os doentes internados para outras unidades de saúde, algumas fora da região.