Os biólogos desempenham imensas funções na sociedade, nomeadamente na saúde, ainda que não lhes tenha sido reconhecido até agora o devido valor, como afirmou Maria Jesus Fernandes, bastonária da Ordem dos Biólogos, ao Canal S+.
Durante 30 anos, a carreira de técnicos superiores de saúde esteve congelada. Finalmente, em Novembro do ano passado o Governo e os sindicatos chegaram a acordo para a revisão e valorização da carreira dos Especialistas Superiores de Saúde.
Este acordo prevê aumentos remuneratórios anuais até 2027 e integração destes profissionais no Plano de Motivação dos Profissionais de Saúde e no Acordo Plurianual de Valorização dos Trabalhadores da Função Pública.
Pela primeira vez, a Biologia Clínica é reconhecida como ramo profissional no Serviço Nacional de Saúde, colocando no centro a resposta especializada dos biólogos e bioquímicos que, há décadas, asseguram funções laboratoriais essenciais no País.
A bastonária dos Biólogos revela que também, desta forma foram reconhecidas as especialidades e o enquadramento legal dos especialistas em análises clínicas, em genética humana e em embriologia e reprodução humana.
Maria Jesus Fernandes foi convidada do episódio desta semana de Efeito Placebo, um espaço de opinião do Canal S+ que pode ver todas as terças-feiras, às 21h.