O tempo médio de espera para a primeira observação de doentes urgentes (pulseira amarela) na urgência geral do Hospital Amadora-Sintra superava as 16 horas a meio da tarde de hoje.
O portal do Serviço Nacional de Saúde indicava que, às 16:30, a urgência geral do Amadora-Sintra estava com 64 doentes urgentes que tinham de aguardar, no máximo, 16 horas e dez minutos para serem atendidos numa primeira observação.
Para os 61 doentes pouco urgentes (pulseira verde), o tempo de espera ultrapassava as 19 horas, de acordo com a informação `online´ consultada pela agência Lusa.
No Hospital Garça de Orta, em Almada, a situação na urgência geral era melhor, com um tempo médio de espera para a primeira observação de três horas e 17 minutos.
Já no Beatriz Ângelo, em Loures, o portal do SNS indicava que, às 16:30, 30 doentes urgentes estavam a aguardar cerca de quatro horas para serem observados uma primeira vez, tempo de espera que subia para perto das 16 horas no caso dos doentes pouco urgentes.
Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto os casos urgentes (amarela) são de 60 minutos e os pouco urgentes (verdes) de 120 minutos.
De acordo com a informação do Portal do SNS, “o cálculo do tempo médio é dado pela média do tempo decorrido desde que o utente entrou na fase em que se encontra (espera para triagem, espera para primeira observação ou em observação)”.