A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo venceu a 1.ª edição dos prémios IMPULSO, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), foi hoje divulgado.
A iniciativa, que conta com o apoio da União Europeia, reconheceu dois projetos “que refletem o compromisso com a proximidade à comunidade”, segunda ULS do Alto Alentejo.
O projeto “A Maternidade +Próxima”, dedicado à integração de cuidados de saúde e otimização do acesso, assegurando o acompanhamento das grávidas de baixo risco, sem médico de família, por enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica, foi um dos galardoados.
O segundo projeto a ser distinguido é dedicado à gestão participativa na co-criação de respostas integradas às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do Alto Alentejo, iniciativa colaborativa que visa promover a criação de soluções integradas para os cuidados a pessoas idosas, envolvendo mais de 80 ERPI´S, a Segurança Social de Portalegre e a ULS Alto Alentejo.
Os prémios IMPULSO pretendem promover uma cultura de excelência, responsabilização e melhoria contínua no sistema de saúde, através da identificação, reconhecimento e disseminação de práticas exemplares desenvolvidas pelas unidades locais de saúde.