SAÚDE QUE SE VÊ

Infarmed autoriza uso temporário de antibiótico pediátrico belga por falta de 'stock'

Lusa
02-12-2025 15:28h

O Infarmed autorizou excecionalmente o uso do antibiótico Zinnat o para tratamento de infeções pediátricas Zinnat, importado da Bélgica, devido à rutura de ‘stock’ do Zoref em Portugal, anunciou hoje o regulador.

Numa circular informativa publicada no ‘site’, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos em Saúde (Infarmed) refere que autorizou a “título excecional” a utilização do medicamento Zoref, 250 mg/5 ml, granulado para suspensão oral (1 unidade – 100 ml) na mesma dosagem do medicamento Zinnat.

Segundo o Infarmed, as embalagens do medicamento serão acompanhadas de folheto informativo em português.

“Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde desta apresentação será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme habitual”, sublinha.
Considerando que a quantidade disponível deste medicamento é limitada, o Infarmed recomenda aos médicos que a prescrição deste antibiótico pediátrico deve ocorrer apenas nos casos em que não seja possível a utilização de outro antibiótico.

Para apoio na seleção de alternativas, o Infarmed refere que está disponível a orientação da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica relativa ao “Tratamento antibiótico de infeções respiratórias em pediatria”.

MAIS NOTÍCIAS