As farmácias das Unidades Locais de Saúde (ULS) de Baixo Mondego, Cova da Beira, Alentejo Central e Lisboa Ocidental foram as vencedoras do Top Farmácia Hospitalar 2025, foi hoje anunciado.
Os prémios, hoje entregues na sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa, distinguem as melhores farmácias hospitalares na globalidade, por ‘cluster’ (grupo) de classificação de hospital, tendo por base 16 indicadores específicos enquadrados em três dimensões: consumo e preparação de medicamentos, atividades clínicas e formação e investigação.
A análise manteve os ‘clusters’ definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para efeitos de financiamento, os quais agrupam unidades com características similares em termos de número de camas, tipologia de serviços e níveis de complexidade.
Este ano, além das farmácias das ULS do Serviço Nacional de Saúde (SNS), puderam participam também as farmácias dos hospitais privados. No total, participaram na 2.ªedição do Top Farmácia Hospitalar 37 unidades do setor público (num total de 47 possíveis), incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira, o que corresponde a 77%.
Relativamente às farmácias dos hospitais privados, a edição deste ano contou com o Grupo CUF e o Grupo LUZ.
Tal como na edição anterior, a organização decidiu, além das quatro farmácias vencedoras de cada 'cluster', avaliar igualmente a prestação dos participantes e premiar as cinco farmácias hospitalares que mais se destacaram em cada dimensão, incluindo os institutos portugueses de oncologia.
No que se refere aos maiores hospitais (‘cluster’ E) o vencedor foi a ULS Lisboa Ocidental, no ‘cluster’ imediatamente anterior (D) venceu a ULS Alentejo Central, no C a ULS da Cova da Beira e no 'cluster' B a ULS do Baixo Mondego.
Relativamente às três dimensões analisadas, foram selecionadas quatro farmácias para menções honrosas.
Na área da Formação e Investigação as unidades escolhidas foram as ULS Baixo Mondego, Cova da Beira, Alentejo Central, Lisboa Ocidental e IPO Porto, nas Atividades Clínicas foram selecionadas as ULS de Castelo Branco, Loures/Odivelas, Alentejo Central, Lisboa Ocidental e IPO Coimbra e, na dimensão Consumo e Preparação de Medicamentos foram distinguidas com menções honrosas as ULS Baixo Mondego, Alto Minho, Almada/Seixal, Santa Maria e IPO Porto.
Quanto à menção honrosa na área das unidades privadas, foi atribuída ao Grupo Luz Saúde.
O Top Farmácia Hospitalar é uma iniciativa desenvolvida pela Ordem dos Farmacêuticos (OF), em colaboração com a IQVIA.