A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai requalificar e ampliar o edifício do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Sousa Martins, num investimento da ordem dos 2,9 milhões de euros.
A portaria que autorizou a ULS a proceder à repartição dos encargos relativos à empreitada já foi publicada em Diário da República e a obra deverá ser consignada em breve, disse fonte da instituição à agência Lusa.
“O montante total autorizado, até 2,7 milhões de euros (+ IVA), destina-se à concretização da obra de requalificação integral e ampliação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Sousa Martins, contribuindo para a melhoria das condições estruturais, funcionais e assistenciais deste serviço”, adiantou a ULS da Guarda numa nota enviada à agência Lusa.
Trata-se de “um investimento estratégico na modernização da rede de cuidados de saúde mental, reforçando a capacidade de resposta da ULS Guarda e garantindo melhores condições para utentes e profissionais”.
Atualmente, o edifício apresenta um estado de degradação “muito grande”, acrescentou a mesma fonte.
A requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental vai ser apoiada em 1,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo o restante, cerca de 1,4 milhões de euros, suportado por recursos próprios da ULS da Guarda, de acordo com a adenda ao contrato de financiamento celebrado com a Administração Central do Sistema de Saúde.
Enquanto estiverem a decorrer as obras, o Departamento estará a funcionar no Seminário da Guarda, conforme protocolo de cedência de instalações, assinado, em 2023, entre o Conselho de Administração da ULS, a reitoria do seminário e os responsáveis do departamento da Psiquiatria e Saúde Mental.
Este projeto de requalificação integra-se na submedida i3.03 – Requalificar as instalações dos Serviços Locais de Saúde Mental existentes, enquadrada no investimento C01-i03 – Conclusão da Reforma da Saúde Mental e implementação da Estratégia para as Demências, no âmbito da Componente 1 – Serviço Nacional de Saúde do PRR.