SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Hospital de Viana do Castelo reforçado com três contentores

LUSA
17-03-2020 19:27h

Três contentores já estão colocados no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para "adequar a resposta assistencial à fase pandémica de Covid-19", informou hoje à Lusa daquela unidade.

Além dos três contentores, está também a funcionar junto aquela unidade, desde a semana passada, um hospital de campanha do Exército.

O hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, foi também dotado de um hospital de campanha.

Em comunicado hoje enviado à imprensa, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informou estar suspensa, desde segunda-feira, "toda a atividade clínica não urgente".

Consultas externas, intervenções cirúrgicas, sessões do hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, estão suspensos "por forma a diminuir significativamente a circulação de pessoas no perímetro dos hospitais, embora se mantenham as intervenções cirúrgicas prioritárias".

"Será apenas realizada atividade programada em casos clinicamente relevantes, passando a ser privilegiadas as consultas não presenciais, sempre que tal seja possível e adequado".

No que diz respeito aos cuidados de saúde primários, a ULSAM encerrou hoje "todas extensões e polos de saúde" existentes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo.

"Esta decisão foi tomada a fim de permitir uma melhor gestão de recursos humanos, uma melhor gestão de riscos e uma melhor gestão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI)", refere a nota.

Segundo a ULSAM, "foram criados 16 ADC - Área Dedicada ao Covid - de acordo com a densidade populacional e a dispersão geográfica para garantir a efetiva separação dos doentes com doença aguda por problemas respiratórios, possíveis suspeitos de Covid-19".

As 16 ADC funcionam "nos 12 centros de saúde do Alto Minho e as restantes quatro em unidades funcionais para garantir mais proximidade à população".

"Apelamos aos cidadãos que recorram apenas de forma presencial aos centros de saúde em situações de doença aguda, privilegiando os contactos com os profissionais de saúde através do telefone ou por correio eletrónico", adianta a nota.

Criada em 2009, a ULSAM integra o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, 13 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas, contando com 2.500 profissionais, entre os quais 501 médicos e 892 enfermeiros.

O coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

MAIS NOTÍCIAS