A Unidade Local de Saúde do Nordeste vai comprar equipamento e fazer obras de manutenção, até 2026, com financiamento de 5,9 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, anunciou, hoje, esta ULS.
Num comunicado enviado à Lusa, a ULS do Nordeste adiantou que quase 3,7 milhões de euros servirão para a aquisição de material "pesado", uma Tomografia Computorizada, no valor de mais 1,3 milhões euros, para o hospital de Bragança, e um robô para realização de cirurgias à coluna, associado a um intensificador 3D, de 2,3 milhões de euros e será instalado no hospital de Macedo de Cavaleiros.
Cerca de 2,2 milhões de euros serão destinados a obras nas três unidades hospitalares da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
Grande parte desta verba, 1,5 milhões euros, vai ser alocada ao hospital de Macedo de Cavaleiros, para a ampliação do serviço de urgência e do armazém da farmácia e ainda para a remodelação do quarto piso e do serviço de esterilização.
No hospital de Bragança, será feita a remodelação do primeiro piso e da Urgência Pediática e a ampliação do armazém, num total de 469 mil euros.
Vão ser ainda aplicados 200 mil euros na remodelação das unidades de rouparia dos três hospitais.
"A beneficiação destas instalações hospitalares possibilitará melhores condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais, resultando numa maior excelência e satisfação relativamente ao cuidado assistencial prestado aos utentes", salientou a Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Tanto as obras como a aquisição de equipamentos têm de estar concluídas "até ao final do primeiro semestre".