SAÚDE QUE SE VÊ

Cinco extensões de saúde no distrito de Beja requalificadas com 1,7ME do PRR

Lusa
04-09-2025 17:58h

Obras de requalificação decorrem em extensões de saúde de dois concelhos do distrito de Beja e, este mês, arrancam empreitadas idênticas em extensões de outros dois municípios, num investimento global de 1,7 milhões de euros.

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) revelou tratarem-se de “várias obras de requalificação em extensões de saúde da região”, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A execução das obras é da responsabilidade dos municípios abrangidos e, em alguns casos, “implicará a utilização de instalações alternativas para garantir a continuidade dos cuidados de saúde”, avisou a ULSBA.

Segundo a mesma entidade, a primeira empreitada no terreno começou na última semana de agosto, na Extensão de Saúde de Casével, no concelho de Castro Verde, e envolve um investimento de 200.000 euros, mas os trabalhos não interferem com o funcionamento dessa valência.

Esta semana, na segunda-feira, arrancaram também os trabalhos na Extensão de Saúde de Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, que vão custar 200.000 euros.

“Durante o mês de agosto, o atendimento dos utentes inscritos na Extensão de Saúde de Vila Nova da Baronia passou a ser efetuado nas instalações da Casa do Povo de Vila Nova da Baronia e na sede do Centro de Saúde de Alvito”, explicou a unidade local de saúde.

No período em que decorrerem as obras, continuou, a Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia assegura o transporte dos utentes desta extensão de saúde de Vila Nova da Baronia para a sede do centro de saúde “em caso de necessidade e nos dias previstos para o atendimento”.

As empreitadas seguintes vão ter lugar no concelho de Almodôvar, a partir da próxima segunda-feira, visando as extensões de saúde do Rosário e da Semblana, naquele que é o investimento mais avultado deste ‘pacote’ de obras, no valor global de 700.000 euros.

A ULSBA explicou que, desde a última segunda-feira, o atendimento dos utentes inscritos nestas duas extensões de saúde está a ser feito na sede do Centro de Saúde de Almodôvar, em horários definidos para esse efeito.

Também se desloca um assistente técnico do Centro de Saúde de Almodôvar às juntas de freguesia do Rosário e da Semblana, um dia por semana para cada uma, para recolha de pedidos de receituário, enquanto a câmara municipal assegura, em caso de necessidade, o transporte dos utentes destas extensões de saúde para a sede do Centro de Saúde nos dias previstos para serem atendidos.

A Extensão de Saúde de Garvão, no concelho de Ourique, de acordo com o comunicado, deverá começar a ser intervencionada na "primeira quinzena” deste mês, num investimento de 600.000 euros, e não está prevista qualquer alteração ao atual funcionamento do equipamento.

MAIS NOTÍCIAS