SAÚDE QUE SE VÊ

Universidade de Aveiro e centro clínico lançam campanha para doação de corpos à ciência

Lusa
04-09-2025 12:40h

A Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Ciências Médicas, e o Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA) vão lançar uma campanha de sensibilização para a doação de corpos à ciência, informou hoje fonte hospitalar.

A campanha, denominada "Doar para ensinar e salvar”, tem início na sexta-feira e pretende informar a população sobre a importância e o processo da doação.

“Por ser um tema sensível, urge informar a população sobre a sua importância e, sobretudo, sobre a facilidade e dignidade de todo o processo”, salienta uma nota de imprensa sobre o lançamento da campanha.

Numa primeira fase, a campanha será divulgada nas redes sociais das instituições envolvidas e posteriormente através dos meios de comunicação social.

A iniciativa conta com a colaboração das Unidades Locais de Saúde associadas ao Centro Académico Clínico.

“O estudo de corpos humanos é fundamental para o avanço da ciência médica e para a formação de futuros profissionais de saúde, sendo a doação, enquadrada na legislação nacional, um processo simples e que deve ser formalizado em vida”, refere a nota.

“A campanha tem por base a importância do legado para as gerações vindouras e o altruísmo inerente à doação de um corpo para o ensino a estudantes de medicina e outros profissionais de saúde”, conclui.

Todos os cidadãos podem doar o seu corpo para fins de ensino e investigação científica, o que torna possível o treino dos profissionais de saúde.

MAIS NOTÍCIAS