SAÚDE QUE SE VÊ

Hospitais da ULS da Região de Aveiro reforçam imagiologia com investimento de 2,1 ME

Lusa
28-08-2025 14:02h

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai reforçar o Serviço de Imagiologia com um investimento superior a 2,1 milhões de euros, revelou hoje a administração.

Segundo uma nota de imprensa da ULS, o financiamento, obtido através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitirá a aquisição de novos equipamentos para os hospitais de Aveiro e Águeda.

O investimento total, no valor de 2.170.339 euros, acrescido de impostos, visa modernizar o parque tecnológico e reforçar a capacidade de diagnóstico. 

Entre os equipamentos a serem adquiridos estão três Tomógrafos Computorizados (TC) e outros dispositivos de imagiologia.

Um dos novos Tomógrafos Computorizados, de 64 cortes, será instalado no hospital de Águeda, “substituindo um equipamento de 16 cortes que já tem 15 anos”. 

No hospital de Aveiro serão instalados dois tomógrafos computorizados, um de 128 cortes e outro de 256 cortes, sendo que este último permitirá a realização de estudos mais avançados, como perfusão cerebral e imagem espectral. 

Segundo a administração hospitalar, as novas aquisições incluem ainda um Intensificador de Imagem 3D, um aparelho de Raio-X portátil e um Intensificador de Imagem simples.

“Com este investimento, a ULS RA pretende melhorar a qualidade e segurança da assistência ao doente”, bem como “contribuir para a atração e formação de profissionais de saúde e para a investigação na área”.

MAIS NOTÍCIAS