SAÚDE QUE SE VÊ

Porto de Aveiro vai fornecer energia aos navios para não queimarem combustível

Lusa
21-08-2025 15:57h

O Porto de Aveiro vai fornecer energia aos navios atracados para não queimarem combustível durante a permanência, revelou hoje a administração portuária.

A Administração do Porto de Aveiro (APA) tem aberto concurso público para o fornecimento de um sistema para alimentação elétrica de navios, conforme aviso publicado em Diário da República.

O concurso para o fornecimento do sistema “OnShore Power Supply” (OPS) tem um preço base de 1,4 milhões de euros e um prazo de execução de 300 dias.

Segundo explicou à Lusa o presidente do conselho de administração da APA, Eduardo Feio, “o objetivo é permitir aos navios, especialmente a partir de 2030, que se liguem à tomada no cais para não estarem a queimar combustível, enquanto permanecem no porto”.

Um outro concurso foi também hoje aberto pela publicação no Diário da República para a empreitada de construção da rede de média tensão no Porto de Aveiro, este com um volume maior de investimento, sendo o valor base do procedimento de 7,8 milhões de euros.

Quer um, quer outro dos concursos insere-se na estratégia de transição energética aprovada em 2021, incluindo as infraestruturas de autoprodução elétrica através de painéis fotovoltaicos recentemente anunciadas. 

“São investimentos que, no seu conjunto, rondam os 20 milhões de euros e visam aumentar a competitividade e sustentabilidade do Porto de Aveiro, alinhados com a Estratégia 5+ para os Portos, aprovada pelo Governo”, salientou Eduardo Feio. 

“Os projetos de eletrificação do Porto rondarão, no seu conjunto, cerca de 20 milhões de euros, através de verbas próprias e verbas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, esclareceu.

Segundo o presidente da administração portuária, esse pacote de investimentos tem como metas a autonomia energética para o porto nos próximos anos, utilização de energia verde, redundância energética (mais de uma fonte de abastecimento) e garantir a capacidade e potência de abastecimento para indústrias associadas ao Porto e para a operação portuária.

MAIS NOTÍCIAS