SAÚDE QUE SE VÊ

Cabo Verde participa na 75.ª sessão do Comité Regional da OMS em Lusaca

Lusa
21-08-2025 15:10h

Cabo Verde vai participar de segunda a quarta-feira na 75.ª sessão do Comité Regional da OMS para África, em Lusaca, Zâmbia, e num evento paralelo vai apresentar o financiamento e os principais indicadores do Sistema Nacional de Saúde.

"Um dos momentos mais importantes será a participação do ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, como orador no evento sobre investimento interno e liderança multissetorial em África, onde vai apresentar as bases do financiamento do sistema de saúde cabo-verdiano, destacando os indicadores nacionais", anunciou o Governo.

Cabo Verde é apontado como "um dos Estados que mais se destaca" pelo financiamento da saúde e pelo compromisso com a agenda 2063, a declaração de Abuja e a reunião de liderança africana.

"Esta reunião visa fornecer informações estratégicas em saúde, como parte do compromisso da OMS [Organização Mundial de Saúde] em apoiar os ministros na transformação dos sistemas nacionais e na melhoria dos resultados em todo o continente", acrescentou.

A 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS para África decorre de 25 a 27 de agosto e vai reunir ministros da Saúde e chefes de delegação dos 47 Estados-membros da OMS na região africana, para discutir políticas, analisar questões de saúde pública e avaliar atividades e planos financeiros.

A sessão deste ano vai centrar-se na implementação de iniciativas globais de saúde e na promoção da cobertura universal.

Estão previstos ainda eventos paralelos sobre liderança africana e a definição de uma posição unificada do continente para a concretização da Agenda de Lusaca, plano de ação que visa otimizar o impacto das iniciativas globais de saúde.

MAIS NOTÍCIAS