A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo está a organizar aulas de preparação para o parto e parentalidade no Hospital de Tomar, num curso gratuito de 15 sessões que inclui aulas práticas e teóricas, revelou hoje a ULS.
Em comunicado, a ULS adianta que, ao longo de 15 sessões teóricas e práticas, dinamizadas por uma enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica, serão abordados temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, fases do trabalho de parto, estratégias de conforto, papel da pessoa acompanhante, aleitamento materno, cuidados ao recém-nascido e regresso a casa após o parto.
A idade gestacional ideal para participar nos cursos é entre as 28 e 31 semanas de gravidez, mas a ULS Médio Tejo, com sede em Torres Novas, no distrito de Santarém, indica ser recomendável que a inscrição seja realizada entre as 20 e as 22 semanas de gestação.
Os cursos, promovidos pela ULS Médio Tejo através da Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira, sediada em Ferreira do Zêzere, destinam-se às grávidas acompanhadas nas unidades de saúde do concelho de Tomar e localidades vizinhas.