SAÚDE QUE SE VÊ

Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve acolhe 96 novos alunos

LUSA
01-08-2025 14:55h

O Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (UAlg) vai receber 96 novos estudantes no próximo ano letivo, ao abrigo de um contrato-programa celebrado em 2021 e que previa o aumento de vagas até 2025, anunciou a academia.

Segundo refere a instituição académica em comunicado, o aumento do número de estudantes dá resposta “às necessidades de formação médica na região sul” de Portugal e “à elevada procura” verificada desde a primeira edição do curso, no ano letivo 2009/2010.

“Para a atual edição, a 17.ª, foram admitidas 410 candidaturas ao processo de seleção”, quantificou a UAlg, precisando que o mestrado tem duração de quatro anos e só pode ser frequentado por pessoas detentoras, no mínimo, de uma licenciatura numa das áreas estabelecidas pelo regulamento de candidatura e seleção.

A instituição esclareceu que a “formação base de 1.º ciclo permite a creditação dos dois primeiros anos do mestrado”, pelo que este estudantes “iniciam a sua formação no 3.º ano”.

A universidade anunciou também que os novos alunos vão participar na XI Cerimónia da Bata Branca, agendada para 02 de setembro, no Grande Auditório do Campus das Gambelas,

Trata-se, segundo a instituição académica algarvia, de um “evento simbólico” realizado para os estudantes do 3.º ano do curso de Medicina, que marca a “transição para a componente clínica da sua formação e o início do contacto direto com os serviços de saúde e os utentes”.

“Com o propósito de reforçar o corpo docente de carreira, ao longo de 2025 serão abertos concursos para as categorias de professor auxiliar (sete vagas), professor associado (quatro) e professor catedrático (uma vaga)”, anunciou também a UAlg.

A universidade recordou que, em março de 2025, “foi aberto um concurso para cinco vagas de professor auxiliar”, procedimento que foi seguido, em julho, por “outro concurso para quatro vagas de professor associado”.

“Está prevista, a curto prazo, a abertura de um concurso para uma vaga de professor catedrático e um segundo concurso para duas vagas de professor auxiliar”, acrescentou.

Em janeiro de 2022, a Câmara de Faro anunciou a aprovação de um financiamento de cerca de 63.000 euros por ano para reforçar o número de vagas, ao abrigo do referido contrato-programa celebrado com o Governo e os municípios do Algarve.

“Além de reforçar a afirmação da Universidade do Algarve enquanto instituição de ensino superior de referência a nível nacional, esperamos que este aumento do número de vagas no curso de Medicina venha ajudar a contribuir para a resolução das conhecidas carências ao nível da Saúde na região”, justificou na ocasião o presidente da autarquia, Rogério Bacalhau.

Na mesma data, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) explicou que o contrato-programa compreendia o período de 2021 a 2025, terminava em 31 de dezembro de 2025 e previa que, a cada ano letivo, o número de inscrições no mestrado aumentasse “progressivamente” até, no quinto e último ano, haver no mínimo vagas para 96 alunos.

À data, o número anual de matrículas no Mestrado Integrado de Medicina ministrado pela UAlg correspondia a 64, indicou, na ocasião, a AMAL.

MAIS NOTÍCIAS