O Município da Batalha, no distrito de Leiria, anunciou hoje que aprovou um plano social e económico de apoio a famílias e empresas no valor de 600 mil euros.
Após reunião extraordinária, o executivo deliberou aprovar 15 medidas extraordinárias de apoio às famílias, instituições e empresas, no montante global de 600 mil euros, podendo o valor ser reforçado em função das necessidades.
O Município liderado por Paulo Batista Santos referiu ainda que prevê atribuir 250 mil euros em apoios à família, como o pagamento de prestação das creches e isenção de tarifas municipais.
O Município da Batalha considera que, a par das medidas de apoio às famílias, é "prioritário que se garanta às entidades prestadoras de cuidados de saúde" "as melhores condições de funcionamento, prontidão e segurança dos seus profissionais".
De imediato, será disponibilizada uma verba de 150 mil euros para as entidades de proteção civil e de prestação de cuidados de saúde, respetivamente os bombeiros, Centro Hospitalar de Leiria e Centro Hospitalar de Nossa Senhora da Conceição, na Batalha.
A criação de uma linha de apoio ao Idoso (+ 65 anos), para informação através do número 961 385 570, e entregas ao domicílio de produtos alimentares, medicamentos e gás, constituem medidas para implementação imediata, em colaboração com as associações e entidades parceiras que, solidariamente, vão complementar mais este apoio à população sénior.
Na mesma nota, a Câmara Municipal recomenda a todos os estabelecimentos de comércio e serviços o seu encerramento voluntário, como medida preventiva de proteção dos seus trabalhadores e do público em geral, excetuando o comércio de bens alimentares.
O presidente da Câmara recomenda à população em geral que pratique o isolamento social voluntário e adote medidas preventivas já divulgadas.
Os aglomerados de pessoas deverão ser evitados, ainda que em espaços privados ou em ambiente familiar.
O número de infetados pelo novo coronavírus subiu hoje para 448, mais 117 do que os contabilizados na segunda-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje às 12:00, há 4.030 casos suspeitos (mais 1.122), dos quais 323 (eram 374) aguardam resultado laboratorial.
Segundo a DGS, há três casos recuperados.