SAÚDE QUE SE VÊ

Infarmed determina suspensão imediata da distribuição de lotes de antialérgicos

LUSA
04-06-2025 17:00h

A Autoridade Nacional para o Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) determinou a suspensão imediata da distribuição de lotes de Bilaxten e Lergonix, medicamentos antialérgicos, após terem sido detetadas partículas visíveis.

Em comunicado, o Infarmed ordena a recolha voluntária do lote n.º 331670A do Bilaxten (bilastina) 6 miligramas/mililitros (mg/ml), colírio, solução, com o prazo de validade até agosto de 2027, correspondendo a embalagens de um frasco para injetáveis de 5 ml.

Também é ordenada a recolha do lote n.º 322950B do Lergonix (bilastina) 6 mg/ml, colírio, solução nº de registo 5843750 (um frasco de 5 ml), com o prazo de validade até ao final de maio de 2027.

“Face ao exposto, as entidades que possuam este lote de medicamento em ‘stock’ não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”, salienta, referindo que “os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento”.

O Infarmed lembra aos doentes que, “logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo”.

MAIS NOTÍCIAS