O PCP/Açores anunciou hoje o adiamento,"para data oportuna", da realização do XI congresso do partido, que estava previsto para os dias 04 e 05 de abril, no quadro de prevenção devido à Covid-19.
Numa nota enviada à imprensa, a direção regional do PCP/Açores (DORAA) adiantou ainda que decidiu cancelar "todas as iniciativas agendadas no quadro da preparação do congresso", tendo em conta “as medidas preventivas adequadas e atendendo a cada momento à situação epidémica e à sua evolução”.
“O PCP Açores reafirma a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção ao surto epidémico com origem na Covid-19 emanadas do Governo Regional e da Autoridade de Saúde Regional", lê-se na nota enviada pelo partido, frisando que "acompanhará o evoluir da situação e as medidas de prevenção e controlo que dotem o Serviço Regional de Saúde (SRS), no quadro da saúde pública e da resposta clínica, dos recursos indispensáveis à garantia do bem-estar e da saúde do povo açoriano”.
O secretariado da DORAA disse ainda que o partido irá “manter a sua atividade respeitando as recomendações e orientações emanadas da Autoridade de Saúde Regional”, acompanhando, com “a proximidade possível, a evolução da situação na Região Autónoma dos Açores”.
O PCP dos Açores apelou ainda aos açorianos que mantenham "a tranquilidade e cumpram as orientações emanadas pela Autoridade Regional de Saúde e pelo Governo Regional".
Os Açores mantêm apenas um caso confirmado de Covid-19, mas têm 10 suspeitos à espera de resultados laboratoriais e 411 pessoas em vigilância ativa, segundo revelou na segunda-feira o responsável da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes.
Portugal tem 448 casos confirmados e registou na segunda-feira a primeira morte devido à Covid-19.