A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira formalizou, na quarta-feira, a criação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Hospitalização Domiciliária do país.
“Com a formalização como Centro de Responsabilidade Integrado, a hospitalização domiciliária ganha uma estrutura própria de gestão clínica, operacional e financeira, com autonomia e metas orientadas para a qualidade, eficiência e sustentabilidade”, sublinhou a ULS da Cova da Beira, em nota enviada à agência Lusa.
A estrutura promove a prestação de cuidados hospitalares diferenciados no domicílio, “com elevados padrões de qualidade, segurança e humanização”, afiançou a ULS, em comunicado.
Segundo a ULS da Cova da Beira, que abrange os hospitais da Covilhã e Fundão, e as unidades de cuidados de saúde primários da Covilhã, Fundão e Belmonte, no distrito de Castelo Branco, o CRI de Hospitalização Domiciliária traduz-se numa abordagem moderna e diferenciadora, alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais.
A hospitalização domiciliária representa “uma alternativa segura, eficaz e humanizada ao internamento convencional”, permitindo que doentes que cumpram critérios clínicos, sociais e geográficos bem definidos possam receber cuidados hospitalares no seu domicílio, acompanhados por equipas multidisciplinares especializadas.
O primeiro CRI de Hospitalização Domiciliária a ser oficialmente criado em Portugal recebeu o nome Delfim Rodrigues, em homenagem ao Coordenador do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, que morreu recentemente.