O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se hoje triste com a notícia de que o seu antecessor, Joe Biden, foi diagnosticado com uma forma agressiva de cancro da próstata.
“Melania [a minha mulher] e eu estamos tristes por saber do recente diagnóstico médico de Joe Biden. Enviamos à [sua mulher] Jill e à sua família os nossos melhores votos e desejamos a Joe uma recuperação rápida e bem sucedida”, lê-se numa publicação de Donald Trump na sua plataforma ‘online’ Truth Social.
Também a ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris disse hoje estar “triste” com a notícia do diagnóstico de Joe Biden, com quem esteve na Casa Branca entre 2021 e 2025.
“O Joe é um lutador - e eu sei que ele enfrentará este desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e liderança”, lê-se numa publicação de Kamala Harris na rede social X.
Joe Biden foi diagnosticado com uma forma “agressiva” de cancro da próstata, com “metástases nos ossos”, anunciou hoje o gabinete do antigo líder democrata, referindo que “embora se trate de uma forma mais agressiva da doença, o cancro parece ser sensível às hormonas, o que permite uma gestão eficaz” da doença.
Joe Biden, 82 anos, foi visto na semana passada por médicos depois de terem sido detetados sintomas urinários e um nódulo na próstata. Foi-lhe diagnosticado um cancro da próstata na sexta-feira, tendo as células cancerígenas alastrado para o osso.
Segundo a AP, os cancros da próstata recebem uma pontuação chamada pontuação de Gleason que mede, numa escala de 1 a 10, o aspeto das células cancerígenas em comparação com as células normais. A pontuação de Biden, 9, sugere que o seu cancro está entre os mais agressivos.
Quando o cancro da próstata se espalha para outras partes do corpo, muitas vezes espalha-se para os ossos. O cancro com metástases é muito mais difícil de tratar do que o cancro localizado, porque os medicamentos podem não chegar a todos os tumores e eliminar completamente a doença.
No entanto, quando os cancros da próstata necessitam de hormonas para crescer, como no caso de Biden, podem reagir a tratamentos que privem os tumores de hormonas.
A saúde de Biden foi uma preocupação dominante entre os eleitores durante o seu mandato como Presidente (2021-2025).
Depois de, num debate em junho, evidenciar confusão, Biden abandonou a candidatura a um segundo mandato.
A então vice-presidente Kamala Harris tornou-se a candidata democrata e perdeu nas eleições de novembro para o republicano Donald Trump, que regressou à Casa Branca após um hiato de quatro anos.
Biden foi o presidente mais velho da história dos EUA. Trump tomou posse para o segundo mandato em janeiro, com 78 anos.