A Santa Casa da Misericórdia de Estremoz vai inaugurar, na próxima terça-feira, uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), num investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, revelou hoje o provedor da instituição, Miguel Raimundo.
A unidade, na cidade de Estremoz, no distrito de Évora, já está a funcionar desde 18 de março e tem capacidade para 30 utentes, acolhendo atualmente a quase totalidade de pessoas para a qual está dimensionada, adiantou à agência Lusa o provedor.
A cerimónia de inauguração está marcada para as 11:00 e vai contar com a presença do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, referiu.
Miguel Raimundo indicou que esta Unidade de Internamento de Longa Duração e Manutenção já está inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
O total do investimento inclui a obra e o equipamento e conta com uma comparticipação de cerca de 85% de fundos comunitários, acrescentou.
O equipamento, de acordo com o provedor, resultou da construção de um edifício de dois pisos, num terreno da instituição, situado na Avenida Condessa da Cuba, no centro da cidade, próximo das restantes valências da Misericórdia local.
“A unidade é uma mais-valia para o concelho e para a região, na área da saúde, tendo gerado a criação de mais de 20 postos de trabalho”, realçou.
O responsável salientou ainda que “esta resposta social, justifica a sua existência” dada “a falta de estruturas do género que se faz sentir a nível nacional na ordem dos milhares de camas”.
Segundo Miguel Raimundo, a UCCI, considerada um equipamento de saúde de cariz regional, disponibiliza “serviços de recuperação e internamento”.
A Misericórdia de Estremoz já tem a funcionar, desde 2015, uma residência sénior, destinada a 26 utentes, e dispõe ainda de uma casa-abrigo de apoio a vítimas de violência doméstica, para 17 utentes, que abriu em 2009.