As unidades locais de saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e do Litoral Alentejano (ULSLA) retomaram hoje a sua atividade integral, após cancelarem serviços não urgentes, na segunda-feira, devido ao apagão que afetou toda a Península Ibérica.
Em comunicado divulgado hoje, a ULSBA anunciou que, após ser restabelecido o fornecimento de energia elétrica, “foi retomada toda a atividade nas diversas unidades da instituição”.
Contactada pela agência Lusa, fonte desta ULS, que integra o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, disse que a energia elétrica regressou “na segunda-feira à noite, tendo sido hoje restabelecida toda a atividade programada [no hospital], como consultas, exames e cirurgias”.
Na segunda-feira, a ULSBA, em comunicado, informou a suspensão da atividade programada no Hospital José Joaquim Fernandes, incluindo consultas, exames e cirurgias, devido ao apagão na rede elétrica.
Devido à falha generalizada no fornecimento de energia, também a ULSLA cancelou os serviços não urgentes, como consultas hospitalares e nos cuidados de saúde primários, análises clínicas e serviço de hematologia.
Fonte da ULSLA revelou à Lusa que os serviços foram hoje retomados, entre eles as consultas e exames, e que o atendimento aos utentes regressou à normalidade. Já os serviços não urgentes afetados pelo apagão de segunda-feira “vão ser remarcados”, referiu.
A ULS do Alto Alentejo, no distrito de Portalegre, informou a população, em comunicado, na segunda-feira, que tinha acionado o plano de contingência, o que permitia “assegurar o normal funcionamento” dos hospitais de Portalegre e Elvas e o Serviço de Urgência Básica de Ponte de Sor, entre outros serviços, graças à “energia produzida através de geradores a combustível”.
Fonte desta unidade local de saúde, contactada hoje pela Lusa, confirmou que, com o regresso da energia elétrica, o plano de contingência foi levantado e a ULS está a trabalhar normalmente.
“As medidas preventivas previstas para o dia de hoje, nomeadamente a suspensão de alguns meios complementares de diagnóstico, estão a ser repostas gradualmente”, acrescentou a fonte.
Quanto à Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), que na segunda-feira indicou à Lusa que o hospital de Évora tinha ativado “o plano de contingência para continuar a garantir a atividade", mas sem especificar medidas, disse hoje que o abastecimento de eletricidade foi retomado com normalidade e “a atividade hospitalar está a funcionar como habitualmente”.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do “apagão”.
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu hoje de manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado.