A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra suspendeu temporariamente as visitas e os serviços clínicos não urgentes devido ao corte de energia em Portugal continental, mantendo-se asseguradas as atividades urgentes, emergentes e inadiáveis.
“Devido ao corte geral de energia e de modo a salvaguardar a segurança dos utentes, a ULS Amadora/Sintra informa que a atividade clínica não urgente no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários está temporariamente suspensa, mantendo-se assegurada toda a atividade urgente, emergente e inadiável”, refere aquela unidade, em comunicado.
Segundo a ULS Amadora/Sintra, está suspensa toda a atividade programada adiável, nomeadamente consultas, meios complementares de diagnóstico, terapêutica e cirurgias programadas.
Estão igualmente suspensas até nova atualização as visitas aos doentes internados no Hospital Fernando Fonseca (HFF), acrescenta a ULS Amadora/Sintra, dando conta de que “toda a atividade hospitalar está a ser assegurada com recurso a geradores”.
A ULS Amadora/Sintra refere ainda que os utentes devem ligar para o SNS24 (808 24 24 24) antes de se deslocar ao Serviço de Urgência.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.