A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões decidiu ativar o plano de contingência tendo em conta o apagão existente, informou hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
“Na sequência da falha de energia que afetou vários países a nível europeu, incluindo Portugal, a Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) decidiu ativar o Plano de Contingência”, referiu a fonte, em nota de imprensa.
Segundo a administração, presidida por António Laranjeira, o funcionamento “essencial está garantido com recurso a geradores, que asseguram toda a área crítica, nomeadamente urgência, cuidados intensivos e bloco operatório, este último com redução da atividade programada, mantendo-se as cirurgias oncológicas, de emergência e de trauma”.
“Estão também a ser devidamente acondicionadas todas a vacinas, por forma a garantir as devidas condições de conservação”.
Segundo a nota de imprensa, nos Centros de Saúde mantém-se o atendimento das situações prioritárias e de doença aguda e, se assim se justificar, a ULS Viseu Dão Lafões prestará mais informação.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.