A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria cancelou hoje as consultas e cirurgias programadas e tem geradores a funcionar, garantindo situações urgentes, informou a instituição.
Num comunicado, a ULS de Leiria adiantou que ativou o plano de contingência, na sequência do apagão geral que está a afetar o país.
“Os geradores estão a funcionar, mantendo-se salvaguardada a prestação de cuidados a situações urgentes e emergentes”, explicou.
Segundo a ULS, estão suspensas todas as atividades de prestação de cuidados de saúde programadas, nomeadamente cirurgias e consultas programadas, assim como exames, análises clínicas e outras atividades de diagnóstico não urgentes.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.