SAÚDE QUE SE VÊ

Concurso de 5,88 ME para requalificar antigo hospital da Lousã

LUSA
21-04-2025 11:30h

A Fundação ADFP, de Miranda do Corvo, abriu concurso público internacional para a reabilitação do antigo Hospital de São João, na Lousã, que vai permitir criar 100 camas para residência de idosos e cuidados continuados de convalescença.

De acordo com o anúncio publicado hoje em Dário da República, o concurso tem um preço base de quase 5,9 milhões de euros (sem IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e está dividido em dois lotes.

A empreitada destina-se a requalificar e a proceder a uma pequena ampliação do antigo Hospital de São João, que mais tarde, antes de ficar devoluto, serviu como Centro de Saúde da Lousã, no distrito de Coimbra.

As obras vão permitir criar um total de 100 camas - 57 destinam-se a Residência para Pessoas Idosas e 43 para a Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença.

Em comunicado, a Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), também do distrito de Coimbra, adiantou que para possibilitar uma reabilitação adequada, a Unidade de Cuidados de Saúde terá uma piscina interior aquecida.

Segundo o anúncio, o prazo de execução das obras é de 365 dias, após a consignação.

O antigo Hospital de São João foi adquirido em 2023 pela instituição mirandense à Misericórdia da Lousã, pelo valor de 1,75 milhões de euros.

MAIS NOTÍCIAS