A ministra da Saúde de Portugal entregou hoje a São Tomé um lote de medicamentos, reagentes, consumíveis hospitalares e acessórios para aparelho de Raio X avaliados em quase 305 mil euros, no âmbito do projeto Saúde Para Todos.
“Pelos laços históricos que nos unem, pela língua que falamos, pela solidariedade que partilhamos jamais poderíamos deixar de ter uma intervenção colaborativa com São Tomé e Príncipe”, sublinhou Ana Paula Martins no ato de entrega.
A ministra agradeceu ao Instituto Marquês de Vale Flôr (IMFV) “pelo trabalho de tantas décadas no âmbito de vários projetos” que tem desenvolvido em todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), destacando que o projeto Saúde para Todos “é um projeto de intervenção, de longa duração”, com "resultados importantes".
O Presidente do IMVF, Paulo Freitas referiu na ocasião que os medicamentos e consumíveis “vão apoiar não só o hospital e também os cuidados de saúde primários nas diferente linhas de doença” no arquipélago africano.
Paulo Freitas destacou os bons resultados da parceria com a cooperação portuguesa e o ministério de Saúde de São Tomé e Príncipe.
“São Tomé tem um dos melhores indicadores de saúde da África Subsariana e muito se deve a cooperação portuguesa e a essa relação de longo prazo”, sublinhou o presidente do IMVF.
O Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Celso Matos, agradeceu a oferta, considerando que a questão de medicamentos, consumíveis e reagentes é um "calcanhar de Aquiles” do sistema de Saúde são-tomense.
“Obviamente a cooperação portuguesa é de longa data, ela intervém de várias formas no nosso sistema de saúde, tanto na assistência de medicamentos aos distritos sanitários e também ao hospital, quando é necessário, com as missões médicas que vem com alguma regularidades, diminuindo o número de doentes que teriam que ser evacuados para Portugal e também na receção e tratamento dos nossos doentes que são evacuados para Portugal”, sublinhou Celso Matos.
O ministro da Saúde são-tomense quer que a cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal no setor da saúde evolua para outros patamares que permitam a criação de condições para resolver os problemas em São Tomé.
“Esperamos nessa nova revisão que vamos fazer, […] atingirmos outro patamar que seria precisamente na verdadeira estruturação dos nossos sistemas, para que nessa assistência ao longo prazo consigamos resolver certas situações aqui no nosso país”, defendeu Celso Matos.
A Ministra da Saúde de Portugal participou na VII reunião de ministros da Saúde da CPLP realizada em São Tomé na terça-feira e visitou hoje alguns serviços do hospital Central de São Tomé apoiados pela cooperação portuguesa através do IMVF.
Ana Paula Martins destacou a Telemedicina como um projeto prioritário e fundamental, no âmbito da cooperação existente entre Portugal e os países da CPLP.