SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PR pede “ponderação e inteligência” nas medidas a adotar em Cabo Verde

LUSA
17-03-2020 08:21h

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, pediu hoje “ponderação e inteligência” às medidas que o país ainda vai ter de tomar para lidar com a pandemia de Covid-19, mas também “firmeza na execução”.

Numa mensagem divulgada na sua conta oficial na rede social Facebook, o chefe de Estado cabo-verdiano refere manter-se “em contacto com o Governo sobre as medidas a adotar face à pandemia Covid-19”, lançando o apelo para que todos cumpram “as recomendações e as diretivas emanadas das autoridades de saúde”.

Cabo Verde já teve vários casos suspeitos de Covid-19, mas nenhum confirmado até ao momento, tendo ativado esta semana um plano nacional de contingência, que prevê cancelamentos de eventos e o prolongamento da proibição de voos provenientes de Itália, entre outras medidas.

Na mensagem de hoje, Jorge Carlos Fonseca começa por assumir que “nenhuma medida ou solução que se apresente” nesta fase - nomeadamente as já aplicadas por outros países, como o fecho de fronteiras ou a quarentena geral, exemplificou – “deixa de mostrar inconvenientes, desvantagens e perigos”.

Por isso, “as opções devem ser pelas medidas que, em concreto, menos danos causem, em atenção à importância e hierarquia relativa dos bens em causa”.

“São exigidas, pois, ponderação e inteligência no processo de decisão e firmeza na execução das medidas tomadas”, apelou.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.


 

MAIS NOTÍCIAS