O Papa Francisco manifestou-se hoje “feliz” por ter saído esta semana do seu apartamento, onde está a recuperar de uma infeção respiratória, sendo ainda incerta a participação nas cerimónias pascais.
“O facto de estar em convalescença não significa que não possa sair. Ontem [quinta-feira], estava a passear e pediu que o levassem à basílica para rezar. Ficou feliz por poder ir cumprimentar as pessoas”, divulgou o serviço de imprensa do Vaticano.
O Papa continua a fazer fisioterapia motora e respiratória “e tem havido melhorias, como se pode ver pelas saídas nos últimos dias”, acrescentou.
A recuperar de uma grave infeção que obrigou a quase 40 dias de internamento, o líder da Igreja Católica, de 88 anos, visitou na quinta-feira, sem aviso prévio, a Basílica de São Pedro, em cadeira de rodas, para ver os trabalhos de restauro e rezar junto do túmulo de Pio X.
Francisco aproveitou para cumprimentar fiéis e trabalhadores na igreja do Vaticano, passando agora “períodos prolongados” sem a utilização de cânulas nasais, usadas apenas para “fins terapêuticos”, indicou.
Apesar da evolução positiva, continua incerta a participação de Francisco nas cerimónias da Semana Santa, que antecede a Páscoa, o que vai depender “também das condições meteorológicas”, avançou o serviço de imprensa.
A oração de Domingo de Ramos, dentro de dois dias, vai ser presidida pelo cardeal Leonardo Sandri.