SAÚDE QUE SE VÊ

Governo cabo-verdiano garante integração de dois mil precários até julho

LUSA
09-04-2025 20:01h

Cerca de dois mil trabalhadores com vínculo precário no sistema nacional de saúde de Cabo Verde deverão ser integrados até julho, com melhorias salariais, garantiu hoje o ministro da Saúde no parlamento.

"São cerca de quatro mil trabalhadores no sistema nacional de saúde. Destes, dois mil têm vínculos precários, contratados ao longo dos anos", afirmou Jorge Figueiredo, durante a sessão parlamentar de abril, que decorre até sexta-feira.

O ministro explicou que os concursos para regularizar estas situações já foram lançados e os processos estão encerrados.

"São dois mil processos que agora têm de ser devidamente tratados e validados pela administração pública, para garantir que está tudo em conformidade", detalhou.

Jorge Figueiredo adiantou que todos os trabalhadores com contratos de longa duração serão integrados no quadro do Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR), de acordo com as suas categorias, o que implicará uma melhoria significativa das condições salariais.

"O PCFR tem como data de referência o dia 01 de março, pelo que os salários serão pagos com retroativos a essa data", disse, acrescentando que o plano já foi analisado pela Presidência da República e aguarda homologação para avançar com celeridade.

"Espero que até junho ou julho possamos ver resolvida, de forma definitiva, a situação de todos os precários, que ninguém quer ver prolongada", concluiu.

O Governo de Cabo Verde anunciou hoje o lançamento de um novo programa para regularizar cerca de cinco mil vínculos precários na administração pública.

 

MAIS NOTÍCIAS