SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara do Seixal inicia na quinta-feira construção da nova Unidade de Saúde de Foros de Amora

LUSA
09-04-2025 17:51h

A Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, inicia na quinta-feira a construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora, um equipamento que terá a capacidade para servir até 28 mil utentes, anunciou hoje a autarquia.

Segundo a autarquia, o novo centro de saúde, cuja empreitada tem um prazo de execução de cerca de ano e meio, vai permitir colmatar as necessidades existentes de utentes sem equipa de família, mitigando assim as desigualdades no acesso à saúde que se registam no município do Seixal.

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora, na Quinta da Charnequinha, e cuja a primeira pedra será lançada em cerimónia na quinta-feira, resulta de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo a autarquia cedido o terreno e assumido os projetos de especialidade.

Esta unidade implica um investimento de cerca de 4 milhões de euros, sendo que o contrato de financiamento entre a Administração Central do Sistema de Saúde IP e a Câmara Municipal do Seixal estabelece o apoio financeiro no montante global de cerca de 3 milhões e 600 mil euros, cabendo à autarquia o restante financiamento com verbas do orçamento municipal.

“A Unidade de Saúde dos Foros de Amora constitui-se como um equipamento estratégico para promover a equidade no acesso à saúde, bem como para melhorar as condições de prestação de cuidados de saúde", refere em comunicado o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, salientando que a freguesia de Amora regista um número bastante elevado de utentes sem equipa de família.

Este equipamento, adiantou, é reivindicado há muito tempo pela população, Comissão de Utentes, Câmara Municipal do Seixal e pela Junta de Freguesia de Amora.

As populações mais abrangidas por este equipamento serão as de Soutelo, Pinhal Conde da Cunha, Foros de Amora e Belverde (freguesia de Amora) e Verdizela (freguesia de Corroios), permitindo um reforço da capacidade dos serviços de proximidade prestados à população em matéria de saúde.

O programa funcional da nova Unidade de Saúde dos Foros de Amora contempla duas Unidades de Saúde Familiar (USF) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

Cada uma das USF é constituída por 13 gabinetes de consulta, quatro gabinetes de enfermagem e duas salas de tratamento, existindo paralelamente uma unidade partilhada entre ambas as USF, composta por seis gabinetes de trabalho, dois gabinetes de saúde oral, uma sala de colheitas e duas salas de movimento.

MAIS NOTÍCIAS