SAÚDE QUE SE VÊ

Nova unidade de Barrô completa investimento municipal na Saúde em Águeda

LUSA
07-04-2025 11:59h

O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, disse hoje que a Unidade de Saúde de Barrô, em concurso público, vai concluir a modernização das infraestruturas de saúde no concelho.

“Até aqui, temos estado na frente dos investimentos municipais na área da saúde, dando a volta ao concelho, e esta será a última unidade a construir”, disse Jorge Almeida.

A Câmara de Águeda tem aberto o concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde de Barrô, um projeto com um preço-base de 744.330 euros (acrescido de IVA) e um prazo de execução de 330 dias.

A obra conta com um financiamento europeu de 600 mil euros, ao abrigo do programa "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

“A construção desta unidade de saúde completa os investimentos municipais na modernização das infraestruturas de saúde em todo o concelho de Águeda, sendo a única a recorrer a fundos do PRR para a sua concretização”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

A nova unidade de saúde será construída no espaço da antiga escola primária de Barrô, implicando a requalificação e ampliação do espaço existente. 

“A fachada da escola será preservada, destacando o valor patrimonial do edifício, enquanto a área útil será ampliada para integrar os espaços necessários à prestação de cuidados de saúde primários”, descreve.

Segundo o autarca, a construção da unidade de saúde “insere-se na estratégia do município de Águeda para assegurar melhores condições na prestação de cuidados médicos, proporcionando um ambiente adequado tanto para os utentes como para os profissionais de saúde”.

MAIS NOTÍCIAS