A Câmara de Penamacor, distrito de Castelo Branco, anunciou hoje o encerramento de quase todos os serviços municipais, designadamente os que estão a funcionar no edifício dos Paços do Concelho, devido à pandemia de Covid-19.
Num edital publicado hoje, esta autarquia, que é presidida por António Luís Beites, lembra que as medidas visam "a prevenção e contenção da propagação epidémica e a salvaguarda da saúde pública em defesa do bem-estar de cada um dos cidadãos".
Depois de na sexta-feira ter encerrado um conjunto de equipamentos, o município decidiu agora alargar essa medida ao edifício dos Paços do concelho, ao edifício da Divisão de Obras, ao Gabinete de Ação Social e Educação e ao Gabinete Florestal, "passando o atendimento a ser exclusivamente feito por telefone" ou correio eletrónico.
Segundo o referido, foi ainda determinado o encerramento da Piscina Coberta Municipal, do Pavilhão Municipal, do Estádio Municipal, da Biblioteca Municipal, o Museu Municipal, a Escola de Música, o Espaço do Cidadão, o Arquivo Municipal, o Parque de Campismo e os parques infantis municipais.
A decisão também abarca a suspensão dos mercados e feiras.
Além disso, a autarquia também implementou "medidas de prevenção alargadas" a equipamentos como o Mercado Municipal, que só funcionará exclusivamente nas lojas de bens de primeira necessidade), nos sanitários públicos e no cemitério.
O edital também refere a suspensão dos transportes municipais, "exceto em caso de necessidade urgente de transporte, devidamente validado pelo Centro de Saúde de Penamacor.
O plano de contingência deste município também inclui uma sala de isolamento, que está situada no edifício do ex-quartel.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.
Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.
Trata-se de um homem de 80 anos, com "várias patologias associadas", que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.
Há 331 pessoas infetadas até hoje, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.
Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.