A base operacional da ambulância de emergência médica, instalada transitoriamente no quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria, vai passar para o antigo centro de saúde dos Parceiros, revelou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, o Instituto referiu que, em outubro de 2023, “a ambulância de emergência médica do INEM de Leiria mudou a sua base operacional para a Companhia de Bombeiros Sapadores”, dado que “a base hospitalar deixou de reunir as condições necessárias para utilização por parte desta equipa, composta atualmente por oito técnicos de emergência pré-hospitalar”.
“Esta base operacional do INEM vai transitar agora para o antigo centro de saúde de Parceiros, através de uma parceria estabelecida entre o INEM e a Câmara Municipal de Leiria, com o objetivo de proporcionar todas as condições de trabalho a esta equipa”, esclareceu o INEM.
Entre as condições estão “melhores espaços para organização do trabalho, descanso e alimentação” e para “armazenamento e higienização de material e de estacionamento para a viatura”.
Por outro lado, passa a ter um “acesso mais rápido a vias de circulação que permitem chegar em menor tempo a diversas zonas da área de atuação deste meio de emergência”, adiantou o INEM.
Esta alteração de base será efetivada assim que estejam reunidas as condições acordadas entre o INEM e a Câmara, e estabelecido o protocolo de utilização do espaço, acrescentou o INEM.
O vereador com o pelouro da Proteção Civil, Luís Lopes, disse esperar que a mudança ocorra ainda este mês, garantindo que as obras necessárias para dar condições estão feitas.
Luís Lopes afirmou que a relocalização da base nos Parceiros permite “rentabilizar património do município que não estava a ser utilizado” e reorganizar as ambulâncias para emergência médica no concelho.
“Não faria sentido mantermos esta ambulância no mesmo sítio onde já temos as dos Bombeiros Sapadores e tentou-se otimizar, por um lado, os tempos de resposta dentro da malha que foi estabelecida e, por outro, também atender àquilo que é o aumento de população na zona de Parceiros e que tem aumentado também o número de ocorrências naquele território”, declarou.
Segundo o vereador, passa a haver “um recurso para acionamento no âmbito daquilo que é a emergência pré-hospitalar entre a cidade”, onde está o quartel dos Sapadores, e a Maceira, onde há uma corporação de bombeiros, “melhorando, assim, a eficiência e os tempos de resposta”.
Segundo o sítio na Internet do INEM, as ambulâncias de emergência médica, anteriormente designadas de suporte básico de vida, “integram uma equipa de dois técnicos de emergência pré-hospitalar” do Instituto.
“Têm como missão a deslocação rápida de uma equipa de emergência médica pré-hospitalar ao local da ocorrência, a estabilização clínica das vítimas de acidente ou de doença súbita e o transporte assistido para o serviço de urgência mais adequado ao seu estado clínico”, lê-se no ‘site’.
Estas ambulâncias “estão sediadas em bases do próprio INEM e dispõem de equipamento diverso de avaliação, reanimação e estabilização clínica”.
Quanto à viatura médica de emergência e reanimação (VMER), “é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente” e a sua equipa é constituída por um médico e um enfermeiro, e dispõe de equipamento de suporte avançado de vida, de acordo com o INEM.
As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes e têm base hospitalar, no caso de Leiria, no Hospital de Santo André.