SAÚDE QUE SE VÊ

Inglaterra vai disponibilizar gratuitamente a pílula do dia seguinte nas farmácias

LUSA
30-03-2025 16:28h

A pílula do dia seguinte, um contracetivo de emergência tomado após uma relação sexual, estará disponível gratuitamente nas farmácias em Inglaterra “ainda este ano”, anunciou hoje o Governo britânico.

Atualmente, as mulheres podem obter a pílula gratuitamente nos centros de saúde sexual geridos pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) ou mediante receita médica.

A pílula estará disponível gratuitamente nas farmácias “ainda este ano”, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde.

De acordo com a nota, as mulheres que não têm receita médica têm atualmente de pagar “até 30 libras” (cerca de 35 euros) para obter este fármaco, sendo que os preços podem variar de farmácia para farmácia.

“As mulheres de toda a Inglaterra enfrentam uma injusta lotaria postal quando procuram a contraceção de emergência, com o acesso a variar consideravelmente consoante o local onde vivem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Stephen Kinnock.

“Ao disponibilizá-la nas farmácias, garantiremos que todas as mulheres possam aceder a estes cuidados de saúde essenciais quando deles necessitarem”, continuou.

O Governo anunciará mais pormenores sobre o seu plano de investimento para as farmácias públicas na segunda-feira.

MAIS NOTÍCIAS