SAÚDE QUE SE VÊ

Covid- 19: Município de Leiria lança pacote de apoio de 840 mil euros

LUSA
17-03-2020 00:52h

O Município de Leiria anunciou hoje um pacote de apoio de 840 mil euros no âmbito social e económico, e a decisão de colocar a "quase totalidade dos colaboradores" em teletrabalho.

Um pacote de apoios de cariz económico e social, que totalizam mais de 840 mil euros, foi uma das medidas tomadas hoje pelo executivo liderado por Gonçalo Lopes, no âmbito das medidas de contenção do Covid- 19.

O executivo deliberou ainda enviar para casa a "quase totalidade dos colaboradores do Município de Leiria", que irão realizar teletrabalho.

"Estas medidas, que não colocam em causa a prestação dos serviços municipais essenciais, resultam da forte determinação assumida pelo Município em aumentar o patamar de proteção da população face à propagação do coronavírus e de ajudar a atenuar o impacto negativo que esta situação de emergência em saúde pública está a acusar junto dos agentes económicos e do associativismo", explica uma nota da Câmara de Leiria.

Citado na referida comunicação, Gonçalo Lopes admite "que esta situação está a causar um profundo impacto económico no tecido social".

"Por isso, criámos um conjunto de medidas para reforço da contenção desta pandemia, de apoio às franjas mais carenciadas da nossa população e aos profissionais de saúde e Centro Hospitalar de Leiria", acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Dos 847 mil euros aprovados, o Município decidiu a atribuição de um apoio financeiro de 100 mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria para aquisição de ventiladores e outro material médico, "uma medida a que se junta a disponibilização de quartos de alojamento para profissionais de saúde que durante esta fase deles necessitem".

O Município vai ainda atribuir um apoio pontual extraordinário às instituições que se viram obrigadas a suspender atividades consideradas de interesse municipal e/ou que tiveram de lançar medidas de resposta à atual situação de emergência, no valor global de 300 mil euros a distribuir pelas requerentes.

O valor das mensalidades dos meses de março e abril às atividades de animação e apoio à família (pré-escolar) será comparticipado a 100%, numa verba estimada em 120 mil euros.

Para a população com mais de 65 anos ou portadora de doença crónica atestada, será disponibilizado o programa "Refeições ao domicílio", entre o período de 18 de março e 09 de abril, sendo o valor estimado em 10 mil euros.

O Município decidiu ainda isentar os leirienses do montante da componente fixa da água na tarifa no mês de abril, num valor estimado de 300 mil euros, tendo sido também estabelecida a prorrogação, por um período de 30 dias, dos prazos de pagamento de contraordenação e coimas, habitação social, rendas, refeições escolares, publicidade e demais taxas correspondentes a licenciamentos diversos.

Entre as medidas adotadas, está ainda a suspensão do pagamento, até ao final do ano, de taxas municipais no Mercado de Levante e dos operadores de têxteis do Mercado Falcão, e a comparticipação de 100% no valor de duas mensalidades do Programa Viver Ativo e Academia Sénior, num valor estimado de 17 mil euros.

Foi também decretado o encerramento temporário, até nova reavaliação, de todas as esplanadas, procedendo-se à respetiva suspensão do pagamento de taxa municipal correspondente ao período do encerramento.

‘Roulottes' de venda ambulante, parques infantis municipais, ‘skate parks' e parque canino municipal vão ser encerrados.

MAIS NOTÍCIAS