SAÚDE QUE SE VÊ

Universidade de Aveiro celebra protocolo com Misericórdias na área da Medicina

LUSA
24-03-2025 17:02h

A Universidade de Aveiro assinou um protocolo de colaboração com a União das Misericórdias Portuguesas para que os estudantes de Medicina possam desenvolver competências nas Santas Casas, informou a Universidade no seu “site”.

O protocolo de colaboração celebrado entre a Universidade de Aveiro (UA) e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) tem em vista “reforçar a cooperação entre as duas instituições na área da formação médica e da investigação em saúde”.

O acordo, assinado na semana passada, prevê “a realização de ensino prático, tutorial, estágios clínicos curriculares e projetos de investigação biomédica e clínica”.

O objetivo é permitir que os estudantes de Medicina da UA “possam desenvolver competências em ambiente real, nas instalações da própria União das Misericórdias Portuguesas e das Santas Casas de Misericórdia associadas.

Atualmente a Universidade de Aveiro ministra o curso de Mestrado Integrado em Medicina, que tem inscrito como “metodologia pedagógica central” a aprendizagem baseada em casos clínicos “para treinar médicos capazes de prestar cuidados preventivos, terapêuticos, de reabilitação e paliação”.

Nesse âmbito, prevê “a realização de residências clínicas, conduzidas em hospitais, cuidados de saúde primários e na comunidade”.

MAIS NOTÍCIAS